Moradores da região sul de Imbituba relatam falta de água; SAMAE explica causas e anuncia medidas emergenciais e estruturais

 


Interrupção no fornecimento foi causada por uma sequência de rompimentos na adutora que abastece a região

Moradores de bairros da região sul de Imbituba, como Guaiuba, Vila Nova, Campo da Aviação, Boa Vista e Roça Grande, relataram falta de água em diversas residências nos últimos dias. As reclamações foram trazidas ao ar nesta terça-feira (22) pelo repórter Otaviano Carvalho, da Rádio 89 FM, durante o programa Espaço Aberto.  

Em busca de esclarecimentos, a reportagem entrou em contato com o SAMAE, autarquia responsável pelo abastecimento de água no município. Em resposta, o diretor-presidente Régis da Silva explicou que a interrupção no fornecimento foi causada por uma sequência de rompimentos na adutora que abastece a região.

Segundo ele, o primeiro rompimento ocorreu na quinta-feira, com restabelecimento parcial do sistema. No sábado, no entanto, um novo rompimento, em outro ponto da mesma adutora, comprometeu novamente o abastecimento.  

“O sistema foi restabelecido no domingo pela manhã, mas como ficou muito tempo sem fornecimento, o abastecimento ocorre de forma gradual, começando pela região central, passando por Paes Leme e chegando por último à Vila Nova e aos bairros mais ao sul”, explicou Régis.

Apesar do monitoramento diário dos níveis dos reservatórios, outro rompimento foi identificado na manhã desta terça-feira (22) em uma adutora na região entre Roça Grande e Boa Vista. Equipes foram mobilizadas para realizar os reparos e a previsão é de que a normalização do abastecimento ocorra nas próximas horas.

Além das ações emergenciais, o diretor do SAMAE destacou que obras estruturais estão em andamento para resolver o problema de forma definitiva. Uma nova adutora está sendo implantada para dividir o fluxo entre a região central e o sul da cidade. Também está previsto para esta semana o lançamento do edital para reativação de um reservatório que atenderá tanto o centro quanto os bairros ao sul.

“Pedimos desculpas pelos transtornos. Estamos atuando tanto nas ações imediatas quanto com planejamento a médio e longo prazo para garantir a melhoria do abastecimento de água”, finalizou Régis.

Por Redação RSC

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