Peça “sAgrado” resgata memórias, rituais e saberes das religiões de matriz africana em apresentação única com entrada gratuita
Neste domingo, 29 de junho, o palco do Imbituba Atlético Clube recebe a peça sAgrado, um solo do ator João Tomaz Santos que celebra a ancestralidade e a fé dos povos de terreiro. A apresentação começa às 19h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos.
A montagem é parte de uma circulação especial pelo litoral catarinense e propõe um mergulho nos ritos, cantos, danças e memórias ligadas às religiões de matriz africana, com destaque para a Umbanda e o Batuque. O espetáculo também conta com tradução simultânea em Libras e terá público limitado a 50 pessoas, com distribuição de ingressos meia hora antes do início.
Dirigida por Pepe Sedrez, a peça nasce de uma pesquisa artística que combina vivências pessoais de João Tomaz, criado em meio às práticas religiosas afro-brasileiras, com elementos dos cultos aos orixás presentes no Sul do país. Mais do que uma representação cênica, sAgrado busca desmistificar preconceitos e provocar reflexões sobre o respeito às diversas formas de religiosidade.
O grupo Reminiscências, que assina a montagem, é natural de Joaçaba e raramente circula por regiões litorâneas. Para João Tomaz, apresentar a peça em Imbituba tem significado especial. “É uma forma de homenagear os povos de terreiro que vivem aqui e de compartilhar outras culturas e saberes com o público”, destaca o ator.
A circulação faz parte do projeto sAgrado na Rota do Mar, viabilizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal.
Por Redação RSC
0 Comentários