Projeto Franca Austral confirma presença de fêmeas conhecidas; aplicativo gratuito permite que população colabore com registros
A temporada 2025 de baleias-francas já começou em Santa Catarina. Os primeiros registros foram feitos por populares no dia 27 de maio, nas praias do Rosa, em Imbituba, e da Silveira, em Garopaba. Dois dias depois, nesta quinta-feira (29), outra baleia foi avistada na Praia do Sol, em Laguna. As imagens foram confirmadas como sendo da espécie franca-austral pela equipe do Projeto Franca Austral (ProFRANCA), referência nacional no monitoramento e conservação desses gigantes marinhos.
De acordo com Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFRANCA, as baleias avistadas são fêmeas já conhecidas do projeto. A registrada na Praia da Silveira foi catalogada em 2016 como B743, e a da Praia do Sol, em 2021, como B871. “A chegada das primeiras baleias marca um momento muito esperado para a conservação, para a ciência e para o turismo responsável. É tempo de redobrar a atenção, principalmente com embarcações e drones, para garantir tranquilidade aos animais”, reforça Karina.
A temporada das baleias-francas costuma ocorrer entre julho e novembro, com maior número de avistagens nos meses de agosto e setembro. No entanto, assim como em 2024, os primeiros registros em 2025 ocorreram ainda em maio. A costa sul de Santa Catarina é considerada um dos berçários mais importantes da espécie, ameaçada de extinção, sendo vital para seu ciclo reprodutivo.
Conheça o aplicativo de avistagens
Por meio do aplicativo ProFranca, gratuito para Android e iOS, qualquer pessoa pode contribuir com a conservação da espécie. A ferramenta permite enviar fotos, registrar avistagens e compartilhar a localização em tempo real, ajudando a equipe técnica a mapear o comportamento e a presença das baleias ao longo da costa.
“O envolvimento da sociedade, incluindo moradores, turistas e pescadores, é essencial para garantir a proteção da espécie. Todos podem participar, informando avistagens pelo aplicativo, site ou redes sociais do ProFRANCA”, reforça Eduardo Renault, gerente do projeto.
Em setembro de 2024, os sobrevoos realizados entre Cidreira (RS) e Florianópolis (SC) identificaram 216 baleias-francas, entre elas 214 mães com filhotes e dois adultos solitários. Imbituba se destacou como um dos principais pontos de ocorrência, com 46 registros entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera.
O ProFRANCA é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Por Redação RSC, com informações ProFRANCA
0 Comentários