Caminhada Azul; grupo paralisa centro de Imbituba e chama atenção para a causa autista

 


Voluntários que aceitaram participar tinham um objetivo em comum, chamar a atenção para a causa

Mais uma vez o centro de Imbituba foi tomado pelo azul. Na manhã desta quarta-feira (2) o RSC Portal participou da 11° Caminhada Azul no dia da Conscientização do Autismo, uma ação organizada todos os anos pela AMAI (Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba). A cor azul representa o autismo por ser mais comum em meninos do que em meninas e por isso também foi o tema da caminhada. 

Todos os voluntários que aceitaram participar tinham um objetivo em comum, chamar a atenção para a causa. “O maior desafio hoje, e o motivo da caminhada, é fazer com que a população tenha empatia pela causa autista. Nós precisamos da inclusão do autista no meio social”, enfatizou Lourdes Pires, presidente da AMA. 

Imagem RSC Portal / Duda Indalêncio


O movimento reuniu um grande número de pessoas entre funcionários e pacientes da AMAI, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e outras escolas, além de pais de pessoas no espectro autista. Também estavam presentes representantes da cidade de Imaruí, que em breve deve inaugurar sua primeira AMA. 

Durante o trajeto o RSC Portal conversou com a Silvana, mãe do pequeno Miguel que foi diagnosticado no espectro autista no início do ano de 2024. Ela compartilhou que a família não teve dificuldades para aceitar o diagnóstico e é muito grata a AMAI por ter sido acolhida e orientada. “Eu sou de Imaruí, nossa camiseta é diferente porque a gente tá levando o projeto pra lá. Eu vim pra aprender como é e hoje a gente tá levando o projeto pra lá. A gente vai ter uma AMAI para acolher os autistas da nossa cidade”, contou Silvana empolgada.

A AMAI de Imbituba possui 428 famílias cadastradas, mas atualmente consegue dar atendimento clínico a apenas 128 famílias nos períodos matutino, vespertino e noturno. A associação busca meios de atender a crescente demanda da cidade para conseguir acolher o maior número de famílias possível. 

Por Redação RSC

Postar um comentário

0 Comentários